------------------ Biblioteca dos Mestres: Dicas para criar bons monstros
                           

sábado, 18 de junho de 2011

Dicas para criar bons monstros


Uma das coisas que sempre facilitou a vida dos mestres de AD&D foram as regras simples para se criar monstros e calcular seu valor de XP. Embora o livro dos monstros venha com centenas de monstros para se utilizar em jogo, chega uma hora em que o mestre deseja inovar, ou pior, ele precisa inovar!

Alguns jogadores decoram os livros, devoram as estatísticas das criaturas ou apenas jogam a tanto tempo que já viram de tudo que há neste livro. Pois bem, é nesta hora que o mestre precisa inovar e criar novos monstros para surpreender, entreter, reavivar e trazer uma atmosfera de mistério maior para sua campanha.

Quando o mestre for criar um novo monstro ele deve dedicar-se tanto quanto ele queira que o monstro seja memorável, a menos que esteja apenas criando um monstro qualquer para ser debulhado pelos jogadores, isso da muito certo em aventuras do tipo "guardião monstruoso", onde o monstro em questão existe apenas para proteger algo, mas na maioria das vezes o mestre vai querer criar um monstro que possa ser usado outras vezes, por outros mestres e quem sabe ate virar uma parte fundamental do seu cenário de campanha!?

Para criar monstros realmente bons e cheios de vida, o mestre deve entender que um bom monstro é mais do que um bloco de estatísticas escritos num papel. Monstros incríveis não precisam ser fortes nem fracos, mas apenas incríveis! Todo jogador de AD&D possui um monstro predileto, alguma criatura que adimiram, ou temem! E normalmente isso não se dá por blocos de estatísticas, mas pelo contexto geral que gira em torno da criatura. Um devorador de mentes é mais que um monstro que come cérebros, ele é uma criatura ardilosa, asquerosa, vil, inteligente, inescrupulosa e tem um visual maneiro! Por isso convidamos, incentivamos e recomendamos aos mestres que invistam algum tempo elaborando a gênesis da criatura, seus hábitos, costumes, comportamento e sua aparência.

Gênesis: Mais do que largar o monstro no mundo, invente algo que o tenha trazido a existência. A criatura é única ou existe toda uma espécie? fruto de experiências mágicas ou algum outro evento misterioso? É sempre bom pensar nestas coisas e quanto mais inusitado for a genesis de um monstro, mais ganchos para aventuras eles trarão consigo. Caso a criatura seja mágica, mística, sobrenaturalmente conjurada ou criada por magia, é recomendado que o mestre crie a magia em questão e até crie alguns itens mágicos que podem ser criados a partir de partes do corpo da criatura etc. Lembre-se, se seu monstro já nasceu de forma incrível, sua vida será ainda mais e o confronto com os jogadores se tornará algo épico!

Hábitos, costumes e comportamento: A criação do monstro traz um peso para o jogo, mas a sua forma de viver a vida é o que tornará seu monstro temido, aclamado, adorado, odiado, caçado ou procurado. Pergunte-se a si mesmo; qual a dieta da criatura? o local onde costuma viver? o que lhe traz motivação e prazer na existência? o que pensa das raças civilizadas e demais criaturas do mundo? Vivem em sociedades oraganizadas? monarquias? anarquias? tribos? Dormem ou hibernam? com que frequência? possuem ciclos de comportamento estranhos como lobisomens na lua cheia ou criaturas em período de acasalamento? Quanto mais coerente for sua criatura mais ela será real no jogo e influenciará nele.

Aparência: Talvez a parte mais complicada de se criar um monstro seja a aparência do mesmo. O livro dos monstros possui muitas bizarrices e o mestre nem sempre é um bom desenhista, e convenhamos que ter uma ilustração de qualidade dá mais vida para as criaturas. Parece que a aparência não é tão importante, mas qualquer mestre muda de ideia quando ver os jogadores temerosos só de ver uma imagem. Alguns mestres gostam de iniciar o processo de criação de seus monstros pela aparência e isso é realmente bom. É de grande utilidade aos mestres que tenham em seus computadores um bom acervo de imagens e ilustrações de monstros, mas qualquer imagem serve! Qualquer mesmo! Elas servirão como inspiração um dia e poderão ajudar muito neste processo.

O mecanismo de buscas de imagens do google pode revelar criaturas incríveis se você tiver um pouco de criatividade nas buscas (digitando undead monster eu achei isso aqui e mais este aqui). Também existem bons sites como o Deviantart que trazem galerias inteiras de desenhos e ilustrações de milhares de artistas do mundo todo e muitos deles são tarados em criar monstros doidos de mais! vale a pena conferir.

Você pode estar se perguntando sobre estatísticas de jogo dos monstros, bom, isso é só um detalhe a parte, e o único conselho que damos é o bom senso e uma boa lida no capitulo do livro do mestre que traz dicas com este propósito, mas não se preocupe tanto com isso, afinal ninguém verá isso no meio da aventura e você pode alterá-las a qualquer momento para deixar sua aventura boa e divertida para todos.


2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...