------------------ Biblioteca dos Mestres: Criando Itens mágicos
                           

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Criando Itens mágicos

Uma prova de que os mestres estão sendo castrados em nome do "politicamente correto" é que atualmente os mestres nem são mais chamados de mestres, mas sim de narradores! Para que eles esqueçam que no final quem manda são eles!

Uma das grandes vantagens do jogo Old School é que o mestre realmente tem a palavra final sobre tudo. Tenho notado que nas mesas atuais embora se diga que o mestre tem plenos poderes, usar a regra de ouro as vezes faz os jogadores se tornarem cínicos e sarcásticos, pois ainda que seja direito do mestre usar ou não as regras, ele sempre acaba sendo marcado como abusivo se não usar todas as que os jogadores gostam.

Brincadeiras a parte, uma coisa que acho interessante nas brechas de regras, são aquelas que são intencionais. Alguns jogadores se assustam quando notam que não existe uma regra clara, fixa e mecânica para se criar itens mágicos em AD&D. A verdade é que o próprio livro do mestre diz que isso deve ser totalmente arbitrado pelo mestre! Maravilha não!?


Infelizmente, por causa disso, muitos jogadores nem se quer tentam criar itens mágicos, pois eles não gostam da ideia de ter que se submeter ao novo e desconhecido sistema que o mestre irá criar para cada item mágico, sim, pois as mecânicas podem ser várias, tantas quantas o mestre desejar.
O nosso conselho é que os mestres não usem esse poder para assustar, mas sim para incentivar! Eleve as expectativas do grupo dando a eles a possibilidade de terem itens únicos criados por eles mesmos. Faça com que eles encontrem pergaminhos de "receitas" de itens e até mesmo crie aventuras que dependam de itens fabricado por eles.

Os magos e clerigos ganharão nova função no jogo, serão "mestre cucas" pesquisando novas "receitas" para preparar novos e maravilhosos "banquetes" para todos. Coloque sua criatividade pra fora e crie métodos de criação de itens bem diferentes e inusitados. Muitas aventuras podem ser feitas somente como um meio para se fabricar um item mágico.

Você vai notar como seus jogos irão ganhar um gosto a mais de fantasia quando o seus jogadores tiverem que conseguir 3 narizes de trolls, 1 coração de fênix e 1 litro de agua benta do templo sagrado de Panaceia para criar uma magia capaz de reviver um aliado, ao invés de apenas pagar um npc para fazê-lo.

Pense nisso, pois um jogo Old School é acima de tudo, um jogo de imersão profunda na fantasia medieval de forma simples, direta e muito mais divertida do que se pode imaginar.

PEP




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...