------------------ Biblioteca dos Mestres: O mundo não gira em torno dos seus jogadores
                           

quinta-feira, 2 de junho de 2011

O mundo não gira em torno dos seus jogadores

Um erro grave que acontece nas campanhas atuais é a estranha sensação de equilíbrio e segurança. exagerada. Os sistemas de regras são extremamente preocupados com o equilibrio mecânico e os mestres se deixam levar por tal influência. Poucos notam o quanto isso torna o jogo monótono e previsível.

Todos sabem que o mundo do jogo é habitado por criaturas fantásticas de poderes variados, mas dificilmente um grupo se sente ameaçado ou se preocupa com tais monstros super poderosos simplesmente porque eles sabem que o mestre não irá colocar diante deles um desafio maior do que as suas capacidades.

As regras de nível de dificuldade ou nível de encontro acabam gerando uma zona de conforto para os jogadores e que com o passar do tempo os deixam arrogantes, temerários e isso pode entediar a mesa. É claro que devem existir desafios que os personagens possam superar, afinal eles são os heróis da história, mas quantas vezes seus personagens fugiram de um desafio? Quantas vezes ouviu-se o grito de recuar em campo de batalha? Quantas vezes seu grupo teve que se retirar de uma dungeon para descansar por causa dos grandes perigos encontrados? Eles são os heróis mas o mundo não gira em torno deles!

Uma boa dica para deixar os seus jogadores cautelosos e alertas como aventureiros reais devem ser é deixar claro que sempre existe alguém mais forte que eles e que nessa vida de andarilhos pelo mundo eles podem bater de frente com alguma coisa que está para além do poder deles. Não faça o seu mundo girar em torno dos personagens. Se você determinou que na floresta da perdição existe um dragão verde adulto, não o reduza a filhote só porque seu grupo de nivel 1 decidiu ir pela floresta ao invés de seguir o seguro caminho da estrada real devido a mesquinharia de não quererpagar o  pedágio que é cobrado.

Uma coisa que costuma dar certo é preparar a população de monstros dos locais de seu cenário com antecedência. Determinar quantos monstros existem, de quais níveis e assim preparar uma tabela de encontros aleatórios do local baseada na realidade daquele local e não no nível do grupo irá deixar o seu mundo de jogo muito mais fantástico. Poderiam haver lugares famosos por causa de certas criaturas e perigos que qualquer um pode encontrar se passarem por la, independente do seu nível atual.

Você vai experimentar uma nova sensação no jogo quando perceber que seus jogadores estão realmente preocupados com o que pode existir na próxima sala, ou quando estiverem realmente traçando caminhos de viagem mais longos só para evitar lugares perigosos. Suas aventuras vão ter um teor mais angustiante pois seus jogadores realmente não se sentirão intocáveis nem protegidos pelas castrantes regras que tentam equilibrar o jogo. 

As regras as vezes criam zonas de conforto muito ruins e o metajogo faz os jogadores sossegarem, mas creia que é melhor você sacudir as regras e reavivar seu jogo do que ser um seguidor ferrenho de regras que deixa o jogo se tornar monótono. Mesmo que seus jogadores o rotulem de caótico eles nunca vão esquecer que em sua campanha, o mundo não gira em torno deles!

PEP

.

Um comentário:

  1. Adorei o post muito legal mesmo. Eu gosto de mestrar assim baseado no que o mundo realmente teria naquela situação e não no nível do grupo de jogadores. Eu até aconselho eles que eu mestro assim e se verem algo arriscado pensem bem se querem lutar ou recuar.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...